Plataforma de trilhos da Motiva transporta 63 milhões de clientes em novembro e evita 30 mil toneladas de CO₂

VLT cresce 11,4% no acumulado do ano e registra o melhor desempenho entre as unidades

No acumulado do ano, a plataforma transportou mais de 694 milhões de clientes, um crescimento de 2% em relação ao mesmo período de 2024

São Paulo, dezembro de 2025 – A Plataforma de Trilhos da Motiva transportou 63,1 milhões de clientes em novembro de 2025, um aumento de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A escolha pelo transporte sobre trilhos evitou a emissão de 30.200 toneladas de CO₂ equivalente — impacto similar ao que seria obtido com o plantio de 200 mil árvores.

No acumulado entre janeiro e novembro, foram registrados 694,7 milhões de embarques, crescimento de 2% na comparação com 2024. Nesse período, o uso dos trilhos contribuiu para evitar a emissão de 332 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. Para compensar esse volume, seriam necessárias aproximadamente 2 milhões de árvores.

As operações sobre trilhos são consideradas de “emissão zero”, já que 100% da energia utilizada é proveniente de fontes renováveis. A metodologia aplicada compara o deslocamento realizado nos sistemas metroferroviários com viagens feitas em automóveis a gasolina, considerando dois passageiros por veículo e distância média de 12 km. Em novembro, esse cálculo representa 31,5 milhões de deslocamentos evitados por carro, chegando a 346,5 milhões no acumulado do ano.

Destaques do mês

São Paulo

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, registraram o maior fluxo entre todas as operações de trilhos, com 20,3 milhões de pessoas em novembro, um crescimento de 3,1% frente ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, os embarques chegaram a 220 milhões, uma alta de 2,7% em relação a 2024.

A Linha 5-Lilás, também operada pela ViaMobilidade, registrou 14,2 milhões de clientes em novembro, com variação positiva de 0,3%. O ramal também ultrapassou os 156 milhões no acumulado do ano, registrando um crescimento de 1,4% quando comparado a 2024.

Já a Linha 4-Amarela, gerida pela ViaQuatro, transportou 16 milhões de clientes no mês, chegando ao volume anual de 186,6 milhões, o que representa crescimento de 1,8% em relação ao acumulado entre janeiro e novembro do ano passado.

VLT

O VLT Carioca segue sendo um dos destaques da plataforma, apresentando a maior variação percentual no número de clientes transportados no comparativo com o ano anterior. O modal acumula 23,2 milhões de embarques no ano, um crescimento de 11% frente a 2024.

Metrô Bahia

O Metrô Bahia contabilizou 9,7 milhões de embarques em novembro, volume igual ao mesmo mês do ano passado. No acumulado entre janeiro e novembro, são 108 milhões de clientes transportados.

Ação do Carbonômetro

Em pouco mais de um mês, mais de 500 pessoas já interagiram com o Carbonômetro, um painel interativo criado pela Plataforma de Trilhos da Motiva e instalado na estação Paulista-Pernambucanas, da Linha 4-Amarela. Ele calcula, em tempo real, o volume de gás carbônico (CO₂) que deixou de ser lançado na atmosfera graças ao uso dos trens das linhas operadas pelas concessionárias ViaMobilidade (5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens) e ViaQuatro (4-Amarela) ao invés de carros.

Ao apontar o celular para o QR Code do Carbonômetro, o cliente acessa uma página interativa onde informa a estação de origem e destino para calcular quanto de carbono deixou de emitir. A ferramenta mostra, de forma clara e didática, o impacto ambiental positivo de cada viagem nos trilhos, traduzindo tudo em equivalências simples de visualizar, como o número de árvores que seriam necessárias para absorver o mesmo volume de CO₂.

Plataforma de trilhos da Motiva

Com cerca de 2,7 milhões de clientes transportados por dia, 191 km de malha ferroviária, 124 estações e um time de aproximadamente 7 mil colaboradores diretos, a plataforma de trilhos da Motiva é a maior operadora privada de trilhos da América Latina e a sétima maior do mundo. Presente em diferentes regiões do país, atua no Rio de Janeiro com o VLT Carioca, que conecta a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont. Em São Paulo, por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, opera a Linha 4-Amarela (primeira linha driverless do Brasil), a Linha 5-Lilás, que integra a zona sul à malha metroviária da capital, a Linha 8-Diamante, que liga a região de Itapevi ao centro da cidade, a Linha 9-Esmeralda, que percorre o eixo sudoeste da capital até Osasco, e a Linha 17-Ouro, em fase inicial de operação com tecnologia de monotrilho. Já na Bahia, a Motiva está à frente da CCR Metrô Bahia, responsável pelas Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador, conectando importantes regiões da capital baiana e seu entorno.

Deixe um comentário