Metrô Bahia impacta diretamente mais de 108 mil pessoas com ações de responsabilidade social em 2025
Iniciativas realizadas na área de atuação do sistema metroviário envolveram educação, cultura, esporte, saúde e cidadania ao longo do ano.
(Divulgação / Metrô Bahia)
Ao longo de 2025, o Metrô Bahia apoiou e viabilizou um conjunto de ações de responsabilidade social que impactaram diretamente mais de 108 mil pessoas em comunidades localizadas na área de influência do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. As iniciativas foram realizadas por meio de parcerias com o Instituto Motiva e com a Plataforma Trilhos da Motiva, com foco em educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente e cidadania.
Entre os projetos desenvolvidos em parceria com o Instituto Motiva, destacam-se o Programa Neojibá, que alcançou 7.350 alunos, atendidos, espectadores e participantes, e o Plano Bienal da Fundação Casa de Jorge Amado, que beneficiou 16.466 visitantes em dias de gratuidade. Também integraram o portfólio ações como Cultivar Esportes, Cantos de Leitura, Escola Skate Brasil, Instituto Tomie Ohtake, Caminhos para a Saúde, Co.liga e Escolas Baseadas na Natureza, somando 7.823 pessoas impactadas.
Já por meio da Plataforma Trilhos da Motiva, as iniciativas registraram impacto direto em 77.060 pessoas. O projeto Espaço Motiva Social, realizado em 2025, beneficiou 75.657 alunos e participantes. Outras ações incluíram o Cidadão do Futuro, o Voluntariado Trilhos e as Doações de achados e perdidos, ampliando o alcance social das atividades desenvolvidas no entorno das estações.
Para Ivana Carvalho, coordenadora de responsabilidade social da Plataforma Trilhos da Motiva, os números refletem o compromisso da companhia com o desenvolvimento social dos locais onde atua. “As ações realizadas em 2025 reforçam a atuação do Metrô Bahia como agente de integração social. Trabalhamos para que os espaços do sistema metroviário também sejam pontos de acesso à educação, cultura, saúde e cidadania, em parceria com instituições que já desenvolvem um trabalho consistente junto às comunidades”, afirma.
Plataforma de trilhos da Motiva
Com cerca de 2,7 milhões de clientes transportados por dia, 191 km de malha ferroviária, 124 estações e um time de aproximadamente 7 mil colaboradores diretos, a plataforma de trilhos da Motiva é a maior operadora privada de trilhos da América Latina e a sétima maior do mundo. Presente em diferentes regiões do país, atua no Rio de Janeiro com o VLT Carioca, que conecta a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont. Em São Paulo, por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, opera a Linha 4-Amarela (primeira linha driverless do Brasil), a Linha 5-Lilás, que integra a zona sul à malha metroviária da capital, a Linha 8-Diamante, que liga a região de Itapevi ao centro da cidade, a Linha 9-Esmeralda, que percorre o eixo sudoeste da capital até Osasco, e a Linha 17-Ouro, em fase inicial de operação com tecnologia de monotrilho. Já na Bahia, a Motiva está à frente da CCR Metrô Bahia, responsável pelas Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador, conectando importantes regiões da capital baiana e seu entorno.
Sobre o Metrô Bahia
O Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. O Metrô Bahia conta com 1.327 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.