EPR Litoral Pioneiro recebe licença ambiental para obra de ampliação da BR-277
26 de novembro de 2025
EPR Litoral Pioneiro
3 min de leitura
A EPR Litoral Pioneiro recebeu a licença ambiental para execução da obra de ampliação da BR-277. O documento emitido pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela gestão dos processos de licenciamentos no Paraná, autoriza o início dos trabalhos no trecho entre Curitiba e São José dos Pinhais, o que irá acontecer nas próximas semanas.
A emissão da licença é um marco importante no andamento da obra e reforça o avanço do empreendimento, que atende rigorosamente às normativas ambientais. A segurança viária também recebe destaque no projeto, uma vez que o trecho faz parte de um importante segmento urbano da região.
“A licença ambiental para a obra de ampliação da BR-277 entre Curitiba e São José dos Pinhais com faixas adicionais mostra que o projeto realizado pela concessionária considera todas as particularidades da região, garantindo que as melhorias serão realizadas com responsabilidade, conformidade legal, sustentabilidade e eficiência operacional. Além disso, a EPR Litoral Pioneiro se dedicou a promover um trabalho integrado, envolvendo a área técnica alinhada às comunidades da região e órgãos competentes, com o objetivo de executar a melhor alternativa para este trecho tão estratégico para o Paraná e o Brasil”, afirma o diretor presidente do Núcleo Paraná do Grupo EPR, Marcos Moreira.
A emissão do documento demandou a apresentação de um Plano de Controle Ambiental, com o levantamento de todos os aspectos ambientais que se relacionam com as obras e intervenções previstas. “Os estudos realizados pela concessionária consideram fatores como solo, água, fauna, flora, ar, ruídos, vibrações e comunidades locais, em uma análise completa de toda a área”, explica a coordenadora de Sustentabilidade da EPR Litoral Pioneiro, Cassia Padilha. Equipes do IAT também realizaram visitas técnicas na rodovia.
Após a emissão da licença ambiental, a EPR Litoral Pioneiro inicia a mobilização das empresas responsáveis pela obra para o início do trabalho em campo nas próximas semanas. A obra será realizada entre o início da concessão, no Jardim Botânico, e o km 74,4, em São José dos Pinhais, na altura da fábrica da Renault. O projeto prevê a implantação de mais de 30 quilômetros de faixas adicionais, alargamento de dispositivos como viadutos, criação de vias marginais e ciclovias.