Ipiranga e Linha Azul do Metrô se destacam nas buscas por imóveis residenciais em São Paulo no 3º trimestre de 2025

Dados da Lello Imóveis apontam que bairro da zona sul e a linha norte-sul do Metrô foram os mais buscados na plataforma digital da empresa durante o período, que registrou crescimento de 14% nas buscas com especificação de bairros e de 5% nas buscas com especificação de estações de metrô. Bela Vista e Moema registraram retração

A demanda por imóveis residenciais segue em alta na capital paulista, e, no terceiro trimestre de 2025, houve um aumento da procura por imóveis no bairro do Ipiranga e região e por imóveis localizados próximos às estações da Linha Azul do Metrô, que corta a cidade de norte a sul. É o que aponta uma análise de dados da Lello Imóveis, com base nas buscas realizadas pelos interessados em imóveis na plataforma digital da empresa. No período, houve um crescimento de 14% em buscas com especificação de bairros e região e um crescimento de 5% nas buscas com especificação de estações de metrô.

O destaque do trimestre foi o Ipiranga, que registrou um aumento expressivo de 167% nas buscas, impulsionado principalmente pelo segmento de locação. A região vem ganhando atenção pela boa infraestrutura urbana e pela expansão imobiliária em torno das estações da Linha Verde. Outros bairros com crescimento relevante foram Tatuapé (+11%) e Tucuruvi (+12%), ambos com alta concentração de imóveis residenciais e facilidade de acesso ao transporte público.

Em contrapartida, bairros tradicionais como Bela Vista (-16%) e Moema (-53%) apresentaram retração no volume de buscas no trimestre, o que pode estar relacionado ao valor médio do metro quadrado nessas regiões, tradicionalmente mais elevado.

No acúmulo do ano (contando os três trimestres), o crescimento nas buscas por bairros e regiões é de 24% no geral, sendo 17% no segmento de venda e 24% no de locação.

Busca por imóveis próximos ao metrô
As estações de metrô continuam sendo um fator decisivo na escolha de imóveis. No 3º trimestre, as buscas relacionadas à Linha Azul cresceram 28% nas locações e 30% nas vendas, indicando o fortalecimento das regiões do Jabaquara, Saúde, Praça da Árvore, Santana e Tucuruvi.

Já a Linha Vermelha apresentou comportamentos distintos: queda de 6% nas buscas por locação, mas crescimento de 26% nas pesquisas por imóveis à venda, possivelmente influenciado pelo custo-benefício e pela valorização de áreas em expansão, como Tatuapé e Penha.

“O cenário atual mostra um movimento de cautela do comprador e de maior procura por locação. As pessoas estão buscando alternativas que unam mobilidade, segurança e praticidade, o que explica o aumento das buscas em bairros com boa oferta de transporte público e infraestrutura urbana”, analisa Raphael Sylvester, diretor estratégico da Lello Imóveis.

Segundo ele, a proximidade de estações de metrô tem se tornado cada vez mais relevante na decisão de moradia, tanto para quem busca alugar quanto para quem planeja comprar. “É uma tendência que deve continuar, especialmente em um contexto de juros elevados e de valorização das áreas com melhor conectividade”, acrescenta Sylvester.

Deixe um comentário