Aumento de 6% no número de passageiros transportados na Estação Santo Amaro reforça resultados da modernização das linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda

Obra da ViaMobilidade trouxe mais conforto, fluidez e acessibilidade para os mais de 95 mil clientes que utilizam a estação diariamente; na última semana, o local teve recorde de clientes transportados, com mais de 112 mil acessos em um único dia
Cidade vista de cima de uma ponte

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Passarela da Estação Santo Amaro 

São Paulo, novembro de 2025 – A ViaMobilidade registrou um aumento de 6% no número de passageiros transportados na Estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás, após a entrega da reforma completa do local, em maio deste ano. O crescimento – que equivale a 4.900
novos acessos – reflete o impacto positivo das melhorias realizadas, que ampliaram a capacidade de circulação e o conforto dos clientes que utilizam a estação, uma das principais interligações entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. 

Na última sexta-feira, 7 de novembro, a Estação Santo Amaro registrou o recorde de passageiros transportados desde o fim da pandemia, com 112.937 acessos em um único dia. O número reforça o papel estratégico da estação na mobilidade da capital e demonstra a
eficiência das melhorias implantadas pela ViaMobilidade.

Com R$ 160 milhões investidos, a modernização da estação Santo Amaro faz parte do compromisso da ViaMobilidade em oferecer infraestrutura mais moderna, acessível e eficiente para quem utiliza o transporte sobre trilhos na capital. Entre as melhorias, destacam-se
o novo mezanino e passarela de integração, oito escadas rolantes, quatro elevadores, nova iluminação em LED, banheiros reformados e a ampliação do espaço de transferência entre linhas. 

A nova configuração permitiu melhor distribuição do fluxo de pessoas, reduzindo a concentração na plataforma durante os horários de pico e tornando o embarque mais ágil e seguro. Além disso, com a entrega da nova passarela de integração, o tempo médio de transferência
entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda foi reduzido de cerca de 9 minutos para aproximadamente 4 minutos, garantindo mais fluidez e conforto na circulação dos clientes. “A reforma da estação Santo Amaro reforça nosso compromisso com a melhoria contínua da experiência
do cliente. Esse aumento no número de clientes mostra que estamos avançando na oferta de um ambiente mais moderno, acessível e confortável para todos”, afirma Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17. 

A modernização da estação incluiu ainda a implantação de passarela externa sobre o Rio Pinheiros, construída com 1.300 toneladas de estrutura metálica e 1.500 m³ de concreto, além de melhorias em acessibilidade, comunicação visual e sistemas de segurança. As
obras foram realizadas de forma programada, com intervenções fora dos horários de pico e comunicação prévia à população. 

O crescimento de volume de clientes transportados na estação Santo Amaro é um dos resultados da estratégia da ViaMobilidade de investir continuamente em infraestrutura e inovação, com foco em segurança, eficiência operacional e melhor experiência para os clientes
que utilizam as linhas sob sua concessão. 

Deixe um comentário