MetrôRio registra 20 milhões de transações por aproximação em 2025
Tecnologia NFC facilita o embarque de cariocas e visitantes nacionais e internacionais no sistema metroviário
O pagamento por aproximação avança como um meio digital adotado nos transportes públicos de capitais e grandes regiões metropolitanas em todo o país e já integra a rotina de mobilidade urbana de milhões de usuários. Pioneiro na América Latina, o MetrôRio foi o primeiro sistema metroviário a adotar a tecnologia de pagamento por aproximação em todas as suas 41 estações, em 2019. O método já contabilizou mais de 71 milhões de transações em sete anos. Em 2025, foram registradas mais de 20 milhões de transações, o que representa um crescimento de 10% em relação a 2024, quando foram realizados 18,7 milhões de pagamentos.
No ano passado, a maior parte das operações com NFC (55%) foi feita por meio de cartões de crédito e débito. Já os pagamentos realizados por outros dispositivos habilitados, como celulares, relógios e pulseiras, foram responsáveis pelos outros 45% do total. A estação com maior número de utilizações do serviço é a de Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, com 8,4% dos embarques, seguida de Botafogo (8,1%), e Carioca/Centro (8,0%). Cada cliente utiliza o meio de pagamento, em média, duas vezes por dia.
Pagamento por meios digitais no sistema metroviário nos grandes eventos do Rio de Janeiro
O MetrôRio é o principal meio de transporte para atender os clientes que vão aos eventos de pré-carnaval no Centro do Rio, aos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, às partidas de futebol no Maracanã, além das praias da Zona Sul e da Barra. A utilização do pagamento por aproximação contribui para a economia de tempo e para a maior fluidez no embarque, facilitando o deslocamento cotidiano dos cariocas. Para todos esses eventos, o metrô é a forma mais rápida e segura de chegar.
Além disso, o método tem proporcionado mais agilidade e praticidade aos turistas brasileiros e estrangeiros no acesso ao sistema, que não precisam comprar ou recarregar um bilhete específico. Basta utilizar o próprio cartão de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard, ou em dispositivos com tecnologia NFC, como celulares, relógios e pulseiras, diretamente nos validadores sinalizados.
A gerente Comercial e de Marketing do MetrôRio, Simone Pfeil, destaca as vantagens do pagamento digital por aproximação para os usuários do serviço. “O pagamento por NFC já está integrado à rotina dos cariocas e visitantes no dia a dia e também nos grandes eventos. É uma forma simples, rápida e prática de embarcar, que melhora a experiência do passageiro e facilita muito o dia a dia de quem está em deslocamento ou visitando a cidade. Aproveitem a Cidade Maravilhosa e os benefícios desse meio digital, como agilidade no embarque, assim como acontece nos principais sistemas metroviários do mundo”, afirma Pfeil.
O sistema funciona ainda para quem usa as carteiras digitais Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay no celular. A cobrança da tarifa é debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.
Para usar o pagamento por aproximação, basta aproximar no validador da catraca o cartão de crédito, débito ou o dispositivo móvel habilitados com a tecnologia NFC, como celulares, relógios e pulseiras. O recurso permite economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.