CenárioMT > Cenário Político > Aviação: governo revoga ampliação de passageiros no Aeroporto Santos Dumont
Cenário Político
Aviação: governo revoga ampliação de passageiros no Aeroporto Santos Dumont
Decisão foi tomada após reunião no Palácio do Planalto e mantém limites operacionais definidos em 2023 para o terminal do centro do Rio.

Avatar photo
Posted by
Escrito por
Gustavo Praiado
03/02/2026 às 17:52
Fonte: CenárioMT

Aviação: governo revoga ampliação de passageiros no Aeroporto Santos Dumont
Aviação: governo revoga ampliação de passageiros no Aeroporto Santos Dumont – Foto: Casa Civil/PRPolítica
Próximo conteúdo
Senado aprova programa Gás do Povo e texto segue para sanção
Senado aprova programa Gás do Povo e texto segue para sanção
O governo federal decidiu revogar a flexibilização das restrições operacionais do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A medida foi anunciada após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, em Brasília.

No fim de 2024, o ministério havia informado que o limite anual de passageiros do terminal poderia ser ampliado de 6,5 milhões para até 8 milhões a partir de 2026. Com a nova decisão, a proposta deixa de valer.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a revogação ocorreu diante do crescimento expressivo da aviação e do turismo no estado do Rio de Janeiro, o que levou à construção de uma agenda estratégica conjunta para o setor.

A limitação do Santos Dumont foi definida em 2023 como parte da política de reequilíbrio entre os aeroportos do Rio, priorizando o fortalecimento do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Desde então, o movimento anual no terminal central caiu de 10,9 milhões para 5,7 milhões de passageiros.

No mesmo período, o Galeão registrou forte expansão, passando de 6,8 milhões para 16,1 milhões de passageiros por ano. Com esse desempenho, o total de embarques e desembarques nos aeroportos da capital fluminense cresceu 23%, alcançando 21,8 milhões em 2025.

A pasta informou ainda que segue em andamento o processo de venda assistida do Aeroporto do Galeão, com leilão previsto para o dia 30 de março. De acordo com o governo, eventuais restrições no Santos Dumont impactam o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão do Galeão.

Deixe um comentário