Viação Mauá desenvolve programa de valorização dos motoristas com premiação mensal
07/11/2025
2 min leitura
facebook
Whatsapp
Um programa de valorização dos motoristas tem transformado positivamente a atuação dos motoristas da Viação Mauá. O Programa SuperAção, cujo objetivo é incentivar e reconhecer as boas práticas de condução, com base em indicadores técnicos e comportamentais, premia mensalmente os profissionais que mais se destacam, como forma de reconhecimento pelo seu esforço e excelência. Segundo a diretora Sandra Lorusso, a iniciativa “marca um novo capítulo na história de reconhecimento e valorização daqueles que fazem o transporte acontecer todos os dias: nossos motoristas”.
A proposta tem como base o antigo Programa Motorista Econômico, que funcionou durante anos e foi suspenso devido aos impactos gerados pela pandemia da Covid-19 no setor de mobilidade urbana e na economia em geral. “A retomada do programa, agora rebatizado como SuperAção, não foi apenas uma atualização de nome. Foi a criação de um projeto muito mais robusto e moderno. Um programa construído a muitas mãos, resultado da integração entre diversas áreas da empresa: Manutenção, Tecnologia da Informação, Operação, Recursos Humanos, Departamento Pessoal e tantas outras, que contribuíram para transformar uma ideia em realidade”, explica o gerente de Operações Flavio Giantomaso.
De acordo com a empresa, a implantação da telemetria, em outubro de 2024, foi essencial nesse processo de reconstrução e melhoria da antiga proposta, resultando no SuperAção. “Com tecnologia, dados confiáveis e indicadores mais completos, passamos a ter uma avaliação justa, transparente e criteriosa, integrando desempenho técnico, condução segura e comportamento exemplar”, informou. Além disso, o programa é amparado pelo princípio da relação ganha-ganha adotada pela Mauá. Ou seja: quando a empresa cresce, evolui e economiza, parte desse resultado retorna para os colaboradores. A economia no consumo de combustível, por exemplo, fruto da condução responsável e eficiente, é compartilhada com os motoristas.
A partir de dezembro, o SuperAção, que conta com três categorias – Ouro, Prata e Bronze – passará a premiar um número maior de motoristas nas categorias Prata e Bronze. A ampliação visa fortalecer o reconhecimento dos profissionais que têm demonstrado uma evolução contínua. Assim, os premiados Prata passarão de 33 para 50 motoristas e os Bronze de 44 para 100, totalizando 73 condutores a mais sendo destacados a cada mês. Em janeiro de 2026, começa a vigorar outra novidade: a premiação dos motoristas com o melhor desempenho do semestre, valorizando aqueles que fazem da SuperAção um hábito diário.