Eletra confirma em painel da COP-30 que Brasil terá a maior frota de
ônibus elétricos da América Latina até dezembro de 2026
Participação da diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Romano, foi destaque
em debate promovido pelo Sistema Transporte (CNT) na Green Zone, em Belém
Até dezembro de 2026, o Brasil vai ultrapassar Chile e México e ser o País com maior
frota de ônibus elétricos da América Latina. A afirmação é da diretora-presidente da
Eletra Industrial, Milena Braga Romano, em uma das atividades oficiais da Cop-30
(Conferência das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas).
Milena participou do Painel “Descarbonização nos Transportes”, nesta quinta-feira, 13
de novembro de 2025, organizado na Green Zone (área de livre acesso), em Belém,
realizado pelo Sistema Transporte, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), a
Estação do Desenvolvimento, um espaço oficial da Cop-30 destinado a debater
assuntos ligados aos transportes no contexto da sustentabilidade.
Para comprovar sua projeção, Milena relatou que a Eletra já tem 650 ônibus elétricos
encomendados até abril de 2026, a maioria em São Paulo. Outras encomendas já
estão em negociação.
Com isso, segundo Milena, a Eletra reforça sua posição de liderança em ônibus
elétricos no mercado brasileiro.
“Dos 1.158 ônibus elétricos que operam em todo o Brasil, 62% são 100% brasileiros,
da Eletra. O Brasil será líder em ônibus elétricos na América Latina passando Chile e
México até dezembro de 2026 e as encomendas para a Eletra serão o ponto chave
para esta posição do Brasil” – destacou.
Milena ainda disse que dessa frota total atual, mais de 80% estão na cidade de São
Paulo, que em outubro chegou a 1009 unidades. O milésimo ônibus é um Eletra, de 15
metros, três eixos, capacidade para 100 pessoas e que opera pela empresa
Transpass, na zona oeste de São Paulo.
Milena elogiou a determinação e coragem do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes,
que segundo a empresária, assumiu a pauta ambiental. Milena disse que os maiores
problemas relacionados à falta de infraestrutura de distribuição nas garagens foram
solucionados.
“São Paulo é um exemplo para o mundo. O prefeito Ricardo Nunes teve coragem,
enfrentou críticas, resistências, suportou as pressões, mas se manteve firme. Hoje a
cidade é referência em transportes limpos e agora, com os principais problemas de
infraestrutura superados, o ritmo de eletrificação na cidade de São Paulo vai se
ampliar”.

Milena, ainda no painel, destacou que o Brasil tem de tudo para ser um dos grandes
exportadores de ônibus elétricos e conhecimento em eletrificação de frotas, mas que
deve incentivar mais a indústria nacional para não perder a oportunidade que pode vir
a se a acabar.
“O momento é agora. Na era do diesel, o Brasil foi um dos principais fornecedores de
ônibus para o mundo. Com os elétricos, esta posição é ainda dos chineses. Mas
temos indústria local, flexibilidade que nenhum outro produto tem de se adaptar a
diferentes operações e conhecimento. O mundo já nos procura. Não vamos, enquanto
país, perder esta chance”, disse a empresária que ainda citou o exemplo da Eletra
Consult, serviço da Eletra de consultoria a empresários de transportes e gestores
públicos para implantação, operação e pós-venda de frotas eletrificadas, que orienta
desde a preparação das obras civis na garagens e escolhas de linhas de
financiamentos até manutenção de veículos e equipamentos e o treinamento de
funcionários das operadoras de transportes.

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