Conheça as histórias de quem faz São Paulo se mover todos os dias nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás

Colaboradores da ViaQuatro e da ViaMobilidade destacam o compromisso e a satisfação em trabalhar em um sistema que move milhões de pessoas todos os dias

São Paulo, outubro de 2025 – Em celebração ao mês do Metroviário, a ViaQuatro e a ViaMobilidade – concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô de São Paulo – apresentam histórias que simbolizam o compromisso e o orgulho de quem faz o transporte sobre trilhos funcionar diariamente.

Por trás das viagens que conectam milhões de paulistanos estão profissionais que dedicam suas vidas à mobilidade já há algum tempo. É o caso de Marcelo da Silva – supervisor de manutenção de equipamentos fixos,, que está na empresa há 15 anos. Para ele, o trabalho vai além da rotina técnica, é parte da própria vida. “Quando entrei na empresa, minha filha tinha apenas três meses. Hoje, olho para ela e para minha trajetória aqui e vejo como crescemos juntos. A palavra que define essa jornada é orgulho, de ter acompanhado a chegada dos primeiros trens, a inauguração das estações e o crescimento de colegas que começaram comigo. São muitas histórias que me enchem de orgulho”, conta.

Esse sentimento é compartilhado por Diogo Marcílio, supervisor do trecho oeste no período noturno, da Linha 4-Amarela, que também soma 15 anos de atuação. Para ele, a palavra que melhor define sua experiência é excelência. “O atendimento de qualidade, os investimentos em tecnologia e a acessibilidade das estações facilitam nosso trabalho e garantem a satisfação dos passageiros. O que mais me orgulha é o desenvolvimento pessoal e profissional que tive ao longo desses anos, sou muito grato pelas oportunidades que recebi”, afirma.

Fernando Nunes, gerente executivo de manutenção da Linha 5-Lilás.
Fernando Nunes, gerente executivo de Manutenção da Linha 5-Lilás foi um dos primeiros a chegar e também relata o orgulho de acompanhar de perto a evolução do ramal ao longo dos anos. “Estive presente desde o início da 5-Lilás, quando ainda tínhamos parte das estações em obras. Em poucos meses, vimos a demanda dobrar, passando de 320 mil para 640 mil passageiros por dia. Cada nova estação entregue era uma conquista, fruto do empenho e suor de muita gente. Hoje, olhar para esse crescimento, consolidando o ramal como um dos mais importantes da Capital e saber que ajudamos a conectar tantas histórias me deixa muito feliz”, destaca Fernando.

Histórias como as de Marcelo, Diogo e Fernando representam milhares de profissionais que atuam diariamente nas áreas de operação, manutenção, atendimento e controle, garantindo que o sistema funcione com segurança, eficiência e cuidado com os passageiros.

Deixe um comentário