Sem Parar adota mensagens de utilidade no WhatsApp para agilizar troca de tags e reduz custos em 22%
Case destaca como o uso da ferramenta conversacional aumentou o engajamento dos clientes e reduziu custos operacionais
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São Paulo, novembro de 2025 – O Sem Parar, plataforma de soluções para o carro, passou a adotar o WhatsApp como canal para orientar clientes quando há necessidade, sobre a troca de tags, substituindo o modelo anterior de mensagens via SMS, resultando em 65% de taxa de abertura, duas vezes mais respostas e uma redução de 22% nos custos operacionais.
O uso do WhatsApp como canal de relacionamento com o cliente segue em expansão entre as empresas brasileiras. De acordo com o Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station, 70% das companhias no país já utilizam a ferramenta, um crescimento de 10% em relação a 2023. Além disso, no Brasil, mais de 80% dos adultos online dizem que gostam de receber uma mensagem personalizada sobre produtos, serviços, cupons de desconto e oportunidades de vendas de uma empresa, mostra um estudo da Kantar (abril/2025), encomendado pela Meta. O aumento reforça o uso do aplicativo como um dos meios mais eficazes de comunicação corporativa, especialmente em estratégias voltadas à personalização.
‘’Além do ganho em engajamento, a economia obtida com o novo canal nos permitiu testar novas ações voltadas a clientes recorrentes, enfatizando o empenho da marca com a melhoria contínua da experiência do usuário. O resultado é um reflexo do uso estratégico do WhatsApp para aprimorar a comunicação entre empresas e consumidores’’, destaca Mauricio Rodrigues de Siqueira, gerente estratégico de CRM do Sem Parar.
A iniciativa faz parte da estratégia da companhia de aprimorar a experiência do cliente por meio da integração entre tecnologia e comunicação digital. Com o uso de mensagens de utilidade no WhatsApp, o Sem Parar passou a oferecer uma jornada mais fluida, personalizada e segura para seus usuários, que agora podem escolher entre retirar a nova tag em uma loja física ou recebê-la em casa.
Antes da migração, as campanhas eram realizadas por SMS, o que impedia o acompanhamento de métricas de abertura e engajamento, além de apresentar baixa taxa de resposta. A partir da mudança, realizada entre junho e agosto deste ano e direcionada a cerca de 30 mil clientes, a empresa observou o dobro de engajamento na interação e maior eficiência no suporte ao processo de substituição de tags.
Sobre o Sem Parar
Em 2025, o Sem Parar, plataforma de soluções para o carro, pioneiro nos serviços de pagamentos automáticos no Brasil, completa 25 anos. O Sem Parar é uma empresa do grupo norte-americano Corpay. Com mais de 7,5 milhões de tags ativas, está em 100% da malha pedagiada nacional e é aceito em mais de 8 mil pontos urbanos credenciados entre estacionamentos, postos de combustível, drive-thrus, lava-rápidos e condomínios. Com o SuperApp Sem Parar, principal elemento de conexão com clientes, a empresa descomplica a rotina de motoristas de todo Brasil, com mais de 30 produtos e serviços além da já conhecida tag Sem Parar. Atualmente, o Sem Parar dispõe de amplo portfólio de planos e serviços, que se encaixam no perfil de cada cliente e podem ser adquiridos em mais de 10 mil pontos de venda próprios e de parceiros, por meio do site Sem Parar ou pelo Televendas. Sem Parar foi ganhador de 10 prêmios Reclame Aqui e das seguintes premiações organizadas pelo jornal O Estado de S. Paulo: Prêmio Mobilidade (2022), Melhores Serviços (2019|2020|2023|2024), Marcas Mais (2020|2021|2022|2023|2024) e está listada entre as 100 empresas mais influentes em mobilidade urbana do Brasil (2022|2023|2024). A empresa também foi reconhecida pelo prêmio O Melhor de São Paulo, da Folha de São Paulo (2015|2016|2017|2018|2024). Em 2025, o Sem Parar foi listado na 26ª posição do ranking Brand Finance, que avalia as marcas mais valiosas e influentes do Brasil.