Brasileiros passam até 2h no trânsito e e-bikes ganham força como alternativa real
Mercado de bicicletas elétricas cresceu 7,2% em 2024, com mais de 53 mil unidades vendidas no Brasil
Segundo o Censo Demográfico 2022, do IBGE, o automóvel ainda domina os deslocamentos diários no Brasil: 32,3% dos trabalhadores, o equivalente a 22,6 milhões de pessoas, usam carro para ir ao trabalho. Em seguida vêm o ônibus, utilizado por 14,9 milhões (21,4%), os deslocamentos a pé, feitos por 12,4 milhões (17,8%), e a motocicleta, usada por 11,4 milhões (16,4%). Já os meios sustentáveis, como a bicicleta, representam apenas 6,2% dos trajetos, o que corresponde a 4,4 milhões de pessoas. O dado revela um potencial enorme de crescimento para a mobilidade ativa, em um país onde 56,8% da população leva até 30 minutos para chegar ao trabalho, tempo ideal para deslocamentos de bicicleta — sobretudo as elétricas, que ampliam o alcance e reduzem o esforço nas subidas e longas distâncias.
Além de encurtar distâncias, as e-bikes também ajudam a enfrentar outro problema urbano: o tempo excessivo no trânsito. O levantamento do IBGE mostra que 1,3 milhão de brasileiros gastam mais de duas horas por dia no trajeto entre casa e trabalho, o equivalente a quase um mês inteiro por ano parado no trânsito. Para trajetos curtos e médios, a bicicleta elétrica surge como solução eficiente, sustentável e acessível. Um levantamento interno da Oggi Bikes com colaboradores mostra o impacto direto da escolha do modal no tempo de deslocamento. Em média, o trajeto até o trabalho demora cerca de 45% menos quando feito de bicicleta, especialmente as elétricas.
O mercado de bicicletas elétricas cresceu 7,2% em 2024, com mais de 53 mil unidades vendidas no Brasil, um salto puxado pela alta do combustível, busca por sustentabilidade e necessidade de otimizar o tempo. Em cidades com relevo acentuado ou longas distâncias, o motor elétrico transforma a bicicleta em um meio de transporte viável para trajetos diários. “A mobilidade urbana precisa ser repensada de forma prática e sustentável. O Brasil ainda depende do transporte individual motorizado, mas boa parte dos deslocamentos diários poderia ser feita de bicicleta elétrica, com menos custo, menos poluição e mais qualidade de vida”, afirma David Peterle, CEO da Oggi Bikes.
Um exemplo desse novo perfil de deslocamento é a Oggi Big Wheel 8.0, bicicleta elétrica urbana projetada para unir conforto, autonomia e versatilidade. Com motor de 45 Nm de torque, bateria removível integrada, suspensão dianteira de 100 mm e pneus mistos, o modelo permite transitar com segurança tanto no asfalto quanto em trechos de terra. O computador de bordo no guidão com cinco níveis de assistência ajusta o desempenho de acordo com o esforço do ciclista, tornando os trajetos mais rápidos e leves, inclusive em subidas ou terrenos irregulares. Mais do que uma tendência tecnológica, as e-bikes representam uma mudança cultural de deixar o carro em casa, reduzir custos e transformar o trajeto diário em uma experiência ativa.
Em grandes cidades como São Paulo, onde mais de 30% da população gasta entre uma e duas horas por dia no deslocamento, a adoção das bicicletas elétricas pode reduzir o tempo de percurso, especialmente nos trajetos de até 10 km, que hoje representam a maioria das viagens urbanas no país. “A Big Wheel 8.0 é um exemplo de como a tecnologia pode aproximar as pessoas da mobilidade sustentável. Ela permite pedalar mais longe, com menos esforço e com prazer. É a transição perfeita entre o transporte motorizado e o ativo”, completa Peterle.